Universíadas Gwangju 2015: Ouro no Andebol é conquista inédita para Portugal


A Seleção Nacional Universitária de Andebol conquistou hoje, dia 13, o primeiro ouro de Portugal numa modalidade coletiva nas Universíadas de Verão ao vencer a Sérvia por 25-21. Esta é a 11ª medalha de ouro portuguesa em Universíadas de Verão. A missão portuguesa termina assim a sua participação com uma medalha de ouro, duas de prata – no Taekwondo – e uma de bronze, na Ginástica Artística.

“É uma sensação fantástica. Não posso mentir, nós vínhamos com isto em mente, acreditávamos que era possível fazer este trabalho e ganhar esta medalha. A sensação só de participar e as sensações que estar numas Universíadas nos trazem são inesquecíveis e ganhar a medalha de ouro e fazer história para Portugal é algo que fica para sempre”, exalta o capitão de equipa Pedro Seabra.

O selecionador Rolando Freitas tentou exprimir a sua felicidade, enquanto a restante equipa cantava o hino português na comemoração desta vitória. “Estamos bastante contentes, porque fizemos uma prova limpa com seis vitórias e porque conseguimos o ouro que esperávamos e desejávamos. Estou também muito contente por perceber que este é um evento que tem muitas parecenças com o maior evento desportivo multidisciplinar que são os Jogos Olímpicos, que é um evento de referência, com uma boa competição de muito bom nível. E contente por achar que este projeto tem pernas para andar e que podemos no futuro ainda tirar mais dividendos desta articulação e quem sabe voltar a ganhar um dia”, afirma Rolando Freitas.



Após uma primeira parte muito renhida, onde a Sérvia procurava sempre a vantagem e Portugal o empate, a segunda metade do jogo foi dominada pelos portugueses. O intervalo não deu vantagem a ninguém. Os jogadores recolheram ao balneário com um empate a 11. Estava tudo em aberto na segunda parte e Portugal não deu hipótese, ganhando uma vantagem confortável em relação ao adversário.

Com o resultado português nos 21, os sérvios começaram a aproximar-se, mas novamente a formação lusitana afastou-se até aos 25 e a equipa da Sérvia terminou a prova com 21 golos marcados. Estava assim terminada, e da melhor forma, a participação portuguesa nas Universíadas de Verão 2015, em Gwangju, na Coreia do Sul.



No Taekwondo, a competição era agora de equipas. No feminino, Beatriz Fernandes, Ana Coelho e Joana Cunha entraram primeiro no tatame, onde defrontaram a Taipei chinesa. O resultado 9-21 foi favorável à adversária, que impediu assim as três portuguesas de seguirem em frente na prova.

Ana Coelho conta que "foi uma experiência diferente combater por equipas": "Acho que estivemos todas muito bem tendo em conta que defrontámos logo uma das melhores equipas. Diverti-me muito neste formato de competição e espero repetir", acrescenta.

No masculino, Júlio Ferreira, Mário Silva, Jean-Michel Fernandes e Nuno Costa constituíram equipa e defrontaram os anfitriões logo no primeiro combate. Os sul coreanos venceram os atletas portugueses por 16-10, afastando-os da fase seguinte.

“Hoje foi a competição de equipas e estávamos bastante entusiasmados. O sorteio determinou que nos defrontaríamos ou com a fortíssima seleção da Coreia do Sul (vencedora do evento) ou com a Nigéria. Defrontámo-nos com a Coreia e, até aos últimos 30 segundos, estivemos ou a vencer ou empatados. Depois de não nos terem pontuado um pontapé na cabeça, a Coreia marcou um ponto e aí foi difícil remontar o resultado. Foi uma excelente experiência e todos nós gostaríamos de ter vencido”, conta Mário Silva.

Hoje foi o último dia de competição da 28ª edição da Universíada de Verão que decorre em Gwangju, na Coreia do Sul, desde o passado dia 3 de julho. Para amanhã, dia 14, espera-se apenas a cerimónia de encerramento.

(Notícia atualizada a 14.07 às 09h16)
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?