CEU Basquetebol 3x3: AAUM/UM e U.Porto competitivas conquistam 7º e 9º lugares


A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM)/UM e a Universidade do Porto (U.Porto) voltaram a representar o desporto universitário português em mais um europeu. Desta vez, no Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 3x3, a equipa feminina do Minho e a masculina do Porto conquistaram o 7º e o 9º lugares, respetivamente.

Ambas as equipas entraram em campo com a ambição de provar que a estatura portuguesa não devia ser subestimada e deram luta aos seus adversários.

A equipa feminina conseguiu qualificar-se para os quartos-de-final, com duas vitórias e duas derrotas, mas não seguiu em frente nesta fase, onde a equipa de Ljubljana (Eslovénia) foi mais forte. Na prova seguinte, a Universidade de Sofia derrotou as portuguesas com um cesto em cima da buzina, empurrando-as para a disputa entre o 7º e o 8º lugar.

Os lugares já não eram cimeiros, até porque a competição feminina contava com apenas 10 equipas, mas a equipa portuguesa não desanimou e venceu com uma boa exibição a equipa de Belgrado (Sérvia).

“A AAUM, à partida para este evento, era vista como uma das equipas menos fortes até porque as diferenças físicas eram bem evidentes. Mas com o espírito guerreiro que caracteriza esta formação, desde o primeiro minuto as adversárias perceberam que as aparências iludem, e todos os jogos foram disputados até à última gota de suor”, conta João Pedro Chaves, oficial da UM que acompanhou a equipa feminina.

A juntar a esta classificação coletiva, as gémeas Filipa e Gabriela Noivo ganharam o 1º lugar do concurso de lançamento de 3 pontos e o 2º lugar nos lances livres, respetivamente.



A U.Porto ambicionava ficar entre as primeiras oito equipas, mas novamente a estatura portuguesa foi desfavorável na competição europeia. Ainda assim, os estudantes-atletas da cidade invicta não desanimaram e conquistaram o 9º lugar entre as 14 equipas participantes.

A um jogo do final da competição, o atleta João Albano contou à U.Porto que a prova não estava a decorrer como desejado. “Mas também achamos que tivemos algum azar nos jogos. No entanto, ontem tivemos uma prestação incrível do Catarino no concurso de afundanços, onde foi o melhor pontuado nesta primeira fase. Amanhã, na final, acreditamos que ele vai vencer".

E venceu. Pedro Catarino conquistou o 1º lugar no concurso de afundanços. Também a U.Porto tinha vencido o último jogo, frente à equipa romena da Universidade de Pitesti, garantindo assim o 9º lugar.

A competição contou com uma grande envolvência da comunidade e os jogos tiveram grande audiência. O Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 3x3 decorreu em Kragujevac, na Sérvia, entre 23 e 26 de julho.

Fotos: AAUM e U.Porto
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?