CEU Andebol: Começou a competição no Minho


Está oficialmente iniciado o Campeonato Europeu Universitário (CEU) de Andebol. O evento que conta com a participação de 13 universidades de sete países europeus vai decorrer em Braga até ao próximo domingo, dia 9. Esta é uma organização conjunta da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), da UM e da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), sob a égide da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA).

A Cerimónia de Abertura decorreu ontem, dia 2, em Braga, e juntou organização, participantes e até bracarenses. Nos habituais discursos, o presidente do Comité Organizador, Carlos Videira, o Reitor Antonio Cunha, a presidente da FADU, Filipa Godinho, o representante da EUSA, Haris Pavletic e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Emídio Guerreiro, expressaram o seu desejo de que este seja um campeonato com muito desportivismo, bem disputado, alegre e onde impere a qualidade desportiva e o fair-play.

A cerimónia abriu com o canto do hino de Portugal, durante o qual foi hasteada a bandeira nacional. Seguiu-se o desfile das equipas participantes, sendo as delegações da Alemanha (HfPV Wiesbaden - feminina e masculina e University of Konstanz - feminina) as primeiras, abrindo caminho à Espanha (University of Cordoba - masculina e University of Malaga – feminina), França (Université de Strasbourg-masculina e University of the South Toulon-Var- feminina), Polónia (University of Vincent Pol – feminina), Roménia (University of Pitesti – masculina e University of Pitesti - feminina), Turquia (Marmara University – feminina) e Portugal, o qual tem como participantes, no masculino, o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e a UM e no feminino, as Universidades de Aveiro e do Porto.

O presidente do Comité Organizador deu as boas vindas aos participantes, agradecendo a todos os que tornaram possível a vinda deste campeonato para a UM e para a cidade de Braga. Carlos Videira destacou ainda o trabalho dos voluntários, aos quais agradeceu a dedicação. Às equipas participantes dirigiu-se dizendo que têm neste campeonato “uma grande oportunidade para demonstrar o seu valor”, afirmando ter a certeza do sucesso do evento e que todos darão o seu melhor para que isso aconteça. 



A presidente da FADU falou sobre a oportunidade que todos terão de ter “uma grande experiência em Portugal e em Braga”, referenciando a UM como um “exemplo de sucesso nas suas organizações desportivas” e desejando que todos gozem de um grande campeonato.

O representante da EUSA agradeceu à cidade e à organização por receberem o europeu, dizendo ser “uma grande honra e privilégio estar nesta cerimónia de abertura” e afirmou estar convicto de que os participantes, para além da disputa do campeonato, vão ter muitos outros motivos para aproveitar a estada em Braga, na UM e em Portugal, despedindo-se com o desejo de “sorte a todos”.

O Reitor da UM afirmou na sua intervenção que a “UM está muito feliz com a organização deste campeonato”, desejando que aproveitem muito e que este seja “um grande campeonato, com muito fair-play”.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto abriu oficialmente o evento, dando também as boas vindas a todos os participantes. Emídio Guerreiro congratulou a UM e o Município de Braga por terem “agarrado esta oportunidade”, que traz dinamismo, não só desportivo, mas também económico à cidade e ao país.



No final foi hasteada a bandeira da EUSA, acompanhada do respetivo hino, dando-se como oficialmente iniciado o campeonato que decorre até ao próximo domingo, dia 9 de agosto. Por fim, decorreu o juramento dos atletas e dos árbitros e as atuações da Academia de Patinagem de Braga.

O 8º Campeonato Europeu Universitário de Andebol tem a sua primeira competição hoje, dia 3, às 10 horas, com as meninas a entrarem primeiro em campo. O primeiro jogo da competição masculina será pelas 12 horas. Ambas as estreias terão lugar no Pavilhão Desportivo da UM, em Gualtar. 

Texto e Fotos: Ana Marques (SASUM)
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?