Portugal apresenta candidaturas aos Campeonatos Mundiais Universitários de 2020

 

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) esteve recentemente na sede da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), para apresentar as candidaturas à organização de Campeonatos Mundiais Universitários (CMU) em 2020.

 

Portugal apresentou candidaturas aos CMU de Corta-Mato (Aveiro), Futsal (Minho), Triatlo (Porto) e Pentatlo Moderno (Vila Real). Nesta iniciativa estiveram presentes o presidente da FADU, Daniel Monteiro, o vice-presidente da área internacional, Pedro Castro, bem como vários representantes de associações académicas e de instituições de Ensino Superior, que apresentaram candidaturas.

 

A FADU promoveu já a organização de 12 Campeonatos Mundiais Universitários ao longo da sua história. O primeiro foi em 1996, em Açoteias, no Algarve, de Corta-Mato. Curiosamente, Portugal volta agora a candidatar-se à organização de nova edição do evento, desta feita na cidade de Aveiro, na zona das salinas da cidade.

 

Aveiro procura estrear-se na organização de Campeonatos Mundiais Universitários, depois de em 2001 ter recebido o Campeonato Europeu Universitário de basquetebol.

 

O futsal volta a estar na lista de candidaturas do nosso país a eventos internacionais universitários. Depois de 1998 e de 2012, Portugal volta a tentar a organização do evento, novamente na cidade dos arcebispos, que vai receber também o próximo campeonato europeu universitário da modalidade, em 2019.

 

A tentar estrearem-se como modalidades com campeonatos mundiais universitários decorridos em Portugal, está o triatlo e o pentatlo moderno.

 

O triatlo é uma aposta forte do Porto, com a prova a decorrer na zona ribeirinha de Matosinhos e na praia da cidade, propondo-se uma prova paralela aberta a toda a comunidade local e uma prova de triatlo adaptado, a primeira da história da modalidade na esfera da FISU. Para esta competição, a FADU e a organização local contam com uma forte colaboração da Federação Portuguesa de Triatlo, que assegurará a componente técnica, valendo-se da experiência anterior em eventos como o Campeonato do Mundo em 2004, ou ainda, Campeonatos da Europa e Taças do Mundo.

 

Já Vila Real quer receber o pentatlo moderno, que conjuga cinco diferentes modalidades: esgrima, natação, hipismo e evento combinado que conjuga corrida com tiro desportivo. Caso seja aceite, esta candidatura marca também uma estreia ao nível de organizações internacionais universitárias no nosso país na cidade de Vila Real.

 

 

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?