"Ir a uns Jogos Olímpicos depois de umas Universíadas é muito mais vantajoso"

 

O primeiro painel do Fórum FADU, que decorreu na Sexta-feira, 21 de setembro, juntou o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, o Selecionador Nacional de Futsal, Jorge Braz, o treinador de atletismo, Pedro Pinto e o presidente da FADU, Daniel Monteiro, numa “discussão” sobre a importância das participações internacionais universitárias para o desenvolvimento do desporto português.

 

O presidente da FADU, Daniel Monteiro, abriu o debate ao fazer um balanço sobre a forma como as modalidades aproveitam os momentos competitivos universitários para desenvolverem os seus atletas, dando o exemplo do futsal, em que a seleção universitária é quase uma antecâmara da seleção A, ou do atletismo, que em Universíadas conta com atletas pré-olímpicos e nalguns casos, atletas olímpicos.

 

Para Daniel Monteiro, os momentos competitivos universitários são oportunidades que os atletas e as equipas portuguesas têm para competir a um nível elevado, o que, particularmente em modalidades individuais nem sempre é fácil.

 

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, reconheceu que, “o ciclismo tem um longo caminho pela frente” no meio universitário. Para o líder federativo do ciclismo, o desporto universitário é a plataforma ideal para diminuir a quebra de praticantes na passagem do escalão de júnior para Sub23 e que é essencial para uma melhoria da qualidade do ciclismo nacional.

 

O Selecionador Nacional de Futsal, Jorge Braz, que é também o Selecionador Nacional Universitário, frisou a importância da cooperação de longos anos entre a FADU e a Federação Portuguesa de Futebol, lembrando o número elevado de atletas atualmente na equipa A que passaram, ou começara, na seleção nacional universitária.

 

Pedro Pinto, treinador de atletismo, responsável por duas das medalhas conquistadas na última edição das Universíadas (o ouro de Diogo Ferreira e o bronze de Marta Onofre), fez um comparativo entre as Universíadas e os Jogos Olímpicos, considerando a prova universitária a mais idêntica a umas Olimpiadas, considerando que “um atleta vai muito mais preparado para uns Jogos depois de ter passado por umas Universíadas”.

 

O técnico referiu ainda que numas Universíadas se podem encontrar facilmente sete ou oito dos melhores atletas mundiais e que estão “constantemente em Campeonatos do Mundo ou Jogos Olímpicos”.

 

Ainda no que toca à criação de condições para a participação em eventos universitários, Delmino Pereira referiu a dificuldade em conciliar calendários, exemplificando com “um recente problema na União Ciclista Internacional, que queria todos os Campeonatos Nacionais no mundo no final de Junho, que é o pico dos exames nacionais”.

 

Jorge Braz abordou os objetivos competitivos que devem ser colocados nas Seleções Universitárias, entre os objetivos no que toca aos resultados ou o desenvolvimento de uma geração de atletas, defendendo assim a utilização de uma “estratégia global de desenvolvimento do desporto, neste caso, com recurso ao desporto universitário”.

 

Pedro Pinto referiu ainda a importância das conquistas no Desporto Universitário, no caso em especifico das medalhas conquistadas em Universíadas, para o desenvolvimento desportivo dos seus atletas, mostrando-se “mais confiantes e mais despreocupados em mostrar resultados e sim em evoluir”.

 

Daniel Monteiro abordou a evolução da sensibilidade das federações, das equipas técnicas e dos clubes para o Desporto Universitário, dizendo que, “a FADU é aquilo que as federações desportivas quiserem”, salientando a importância da cooperação entre o Desporto Universitário e a federação da respetiva modalidade, para contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional.

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?