CEU Remo: U.Porto regressa com mais uma medalha

É a 5ª medalha conquistada pela Universidade do Porto (U.Porto) nos Campeonatos Europeus Universitários de 2015. Desta vez, Joana Branco e Letícia Gonçalves protagonizaram o bronze no Remo, em LW2x, na competição que decorreu de 9 a 12 de setembro, em Hanover, na Alemanha.
Cinco estudantes-atletas da U.Porto apresentaram-se no 9º Campeonato Europeu Universitário de Remo para disputar quatro vertentes da modalidade. No feminino, Joana Branco e Letícia Gonçalves disputaram Double e Single Scull Ligeiro (LW2x e LW1x).

Na competição de duplas, as portuguesas entraram logo no primeiro heat e destacaram-se ao terminaram em 1º lugar. Com 7:42.09, deixaram para trás as equipas das universidades de Basel (Suíça), Viena (Áustria) e Würzburg (Alemanha) e apuraram-se para a final.

Na fase seguinte, o tempo aos 1000m ditava o 4º lugar para as estudantes da invicta. Mas estas não deixaram que essa fosse a posição final e subiram para a 3ª posição, terminando com 7:39.20, mais 12.28 que as inglesas de Exeter. Estava assim ganha a medalha de bronze, a primeira da U.Porto no feminino do CEU de Remo e a 5ª do clube nos europeus deste ano.

Nos individuais, ambas as estudantes tiveram que ir a repescagem, após terminarem em 4º lugar nos seus respetivos heats. Na repescagem, Joana Branco terminou em 2º com 8:23.33, imediatamente atrás de Magdalena Suitek da Polónia. Já Letícia não conseguiu manter a vantagem que tinha sobre a última atleta e acabou por ser a última a terminar a prova.

Joana Branco apurou-se para a final A e Letícia para a final B. Nesta última fase, ambas terminaram em último dos respetivos grupos. Em suma, na tabela final, Joana com o tempo de 8:24.52 foi 6ª classificada e Letícia com 8:52.10 ficou em 9º.



No masculino, Miguel Menezes e Guilherme Gomes disputaram o individual e duplas de sculls (M1x e M2x). Vítor Bermudes participou apenas no M1x.

Na prova individual, Vítor Bermudes (heat 2) foi o mais rápido dos três portugueses (7:36.48) e o que ficou melhor classificado na sua tabela (2º lugar). Miguel e Guilherme, ambos no heat 1, terminaram nos últimos dois lugares do grupo, com mais de 24 segundos de diferença do líder da Bielorrússia.

Encaminhados para a repescagem, Guilherme Gomes ficou em 3º do grupo A (7:29.44) e Miguel Menezes terminou em 4º (7:30.38). Vítor e Guilherme marcaram presença na final B, na qual terminaram em 5º e 6º lugares, respetivamente. Na final C, Miguel Menezes terminou em 1º lugar (7:27.57), posição que assegurou durante toda a prova. Na tabela final, Vítor conquistou o 10º lugar, seguido de Guilherme no 12º e de Miguel no 13º lugar.

Na prova M2x, Miguel Menezes e Guilherme Gomes estiveram muito perto do pódio. Segundos classificados no heat 1, com 6:54.56 e 1.61 segundos dos alemães Jonas e Niklas Kell, líderes deste grupo, apuraram-se para a final. O momento da decisão deu a vitória novamente aos alemães de RWTH Aachen, mas os portugueses só conseguiram o 4º lugar (6:50.77).

A equipa da U.Porto regressa assim à cidade invicta com a 5ª medalha do clube nos CEU’s de 2015, que se juntou às duas medalhas de ouro – Futebol 7 feminino e Karaté -, às duas medalhas de prata da equipa feminina de Rugby 7s e no Karaté.

Fotografias: Organização CEU Remo e U.Porto
e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?