6º CMU Voleibol de Praia: Portugal finaliza no 9º lugar



De 12 a 16 de setembro, Maceió (Brasil) foi o palco do 6º Campeonato do Mundo Universitário de Voleibol de Praia e Portugal fez-se representar por uma dupla feminina e uma masculina. Joana Resende/Tânia Oliveira e Januário Silva/Sebastião Alves entraram conscientes de que este evento ia ser um torneio de nível elevado. Ambas as duplas finalizaram o mundial na 9ª posição.

No primeiro dia, tanto no feminino como no masculino, Portugal entrou com o “pé esquerdo” na competição. No 1º jogo da fase de grupos, a dupla Joana Resende/Tânia Oliveira perdeu frente à Tailândia por 2 sets a 0 (16-21; 18-21) e frente à República Checa pelo mesmo resultado (2-0). Num jogo equilibrado, os atletas portugueses vencerem o 1º set, mas perderam com a Rep. Checa na negra por 2-1. Ao 2º jogo a história repete-se, num jogo novamente muito disputado, frente à forte dupla Polaca, Januário Silva/Sebastião Alves perdem por 2-1 depois de voltarem a ganhar o 1º set.






Dia 13 de Setembro, ainda na fase de grupos, os ventos mudaram para Portugal. No masculino, foi a vez de enfrentar o Chile e vencer por uns claros 2-0. Mais tarde viria a vencer a Arábia Saudita também por 2-0. Contudo, as raparigas continuavam sem conhecer o sabor da vitória. O sorteio da fase eliminatória ditou o confronto de Joana Resende/Tânia Oliveira com a 2ª dupla brasileira, que venceu as lusas por 2-0.

Ao 3º dia de competição, Joana Resende e Tânia Oliveira venceram a partida frente à forte oposição da dupla russa, por 2-0. No masculino, a dupla portuguesa voltava a disputar a dupla da República Checa, com quem tinha perdido na fase de grupos por 2-1. Januário Silva e Sebastião Alves vingaram o resultado e venceram por 2 sets a 0.

Ainda no dia 14 de setembro, os rapazes defrontaram os “nuestros hermanos”, dupla que conquistou o título de campeã europeia universitária nos EUSA GAMES em Córdoba. Tal como se previa, acabou por ser muito difícil para a dupla nacional Januário Silva/Sebastião Alves, que apesar da boa réplica acabaram por sair derrotados por 2-0. A dupla Espanhola (Garcia/Marco) viria a sagrar-se vice-campeã mundial universitária.






Dia 15 foi o último dia de competição para as duplas nacionais. No masculino, Januário Silva/Sebastião Alves concluíram a sua participação no 9º lugar final, após perder com o Canadá (Pedlow/O'Gorman) por 2-0 (21-13; 21-15), que viriam a ficar em 4º.

Já no feminino, o dia começou bem mais sorridente com a vitória expressiva frente à dupla de Taipé Chinesa, 2-0 (21-12; 21-15). A última partida do mundial foi também frente a uma dupla asiática. Um jogo difícil contra a China ditava o 9º lugar na competição, também no feminino, após a derrota por 2-0.

Para além dos atletas, faziam parte da comitiva portuguesa o Chefe de Delegação Bruno Barracosa, Presidente da FADU, a adjunda do Chefe-Delegação, Filipa Godinho, Vice-presidente da FADU e o treinador, Sérgio Casinha.

Importa destacar que este foi também o momento de promover a organização da próxima edição do Mundial Universitário, em Portugal. A 7ª edição terá lugar no Porto em 2014, com organização da Federação Académica do Porto em parceria com a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto.

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?