12º CMU Xadrez: SNU move primeiras peças



António Vasques deu a primeira vitória a Portugal

A Seleção Nacional Universitária de Xadrez começou hoje a competir em Guimarães na 12ª edição do Mundial Universitário. António Vasques foi o único atleta luso a conseguir uma vitória, até agora, frente ao libanês, Bassel Charaf.

Para assistir aos jogos em direto - link

André Viela, Pedro Rodrigues e Lucas Silva não tiveram tanta sorte e saíram derrotados, respetivamente, pelo chinês, Xianghzhi Bu, nº 1 da competição, pelo brasileiro, Vinicius Martins , e pelo mexicano, Julián Alarcon.

As raparigas têm uma tarefa difícil pela frente. Em termos de ranking de entrada, as portuguesas estão posicionadas no fim do ranking, com apenas uma mexicana sem elo no fim da lista das 22 participantes femininas.

Em termos de coletivo, apenas 7 países pontuam, nomeadamente China, Rússia, Polónia, as favoritas na luta pelo pódio, seguidas pelo Brasil e Mongólia. Portugal e Equador estão também na lista das coletivas. No total de atletas participantes, são 40 homens e 22 mulheres.




Cerimónia de Abertura

O início ficou marcado pelo Desfile das Delegações, com os atletas e oficiais oriundos de 18 países, pela Rua de Sta. Maria até ao Largo da Oliveira.
Após o hino nacional e hasteada a bandeira de Portugal, Luís Rodrigues, Presidente da comissão organizadora, realçou no seu discurso a Universidade do Minho e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) são conhecidas por organizar grandes eventos desportivos a nível internacional. Luís Rodrigues acrescentou que “é um orgulho para Guimarães receber um evento como este”.

Já o Vice-presidente da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), Luciano Cabral, de nacionalidade brasileira, confessou a sua especial admiração pela “cidade berço de Portugal e, consequentemente, do Brasil também”. O vice-presidente falou nas elevadas expectativas neste campeonato, “espero que os atletas realizem uma bela competição, tal como esta bela cidade”.

António Cunha, reitor da Universidade do Minho, subiu ao palco para abrir oficialmente a competição, expressando o seu especial agrado pelo facto de esta prova se realizar em Guimarães, Capital Europeia da Cultura deste ano, “uma cidade envolta em história e cultura portuguesa”.

O hastear da bandeira da FISU, acompanhada do respetivo hino, deu o arranque do campeonato que decorre até ao próximo sábado, dia 25 de agosto. No final, houve ainda espaço para as atuações do Grupo de Percussão Bomboémia e da Gatuna, Tuna Feminina da Universidade do Minho.

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?