CMU Futsal 2012: Será um dos melhores de sempre!



Decorreu no dia 21 de Outubro a apresentação do cartaz oficial do XIII Campeonato Mundial Universitário de Futsal, que decorrerá em Braga de 18 a 25 de agosto de 2012, à conferência de imprensa realizada para o efeito esteve ainda associada à antevisão do jogo entre SCB/AAUM - SPORTING CP que decorreu no fim-de-semana no Complexo Desportivo Universitário de Gualtar – Braga.

Este foi o primeiro acto de promoção do evento internacional, o qual contou com a presença do Selecionador Nacional de Futsal - Prof. Jorge Braz, do treinador do SCP - Orlando Duarte (campeão mundial universitário em 2008), do treinador do SCB/AAUM - Pedro Palas, do jogador da SCB/AAUM – André Machado e do jogador do SCP - Pedro Cary do SCP (campeão mundial universitário em 2008). Estiveram ainda presentes, o Presidente do Comité Organizador do mundial e Presidente da AAUM- Luís Rodrigues, o Administrador dos SASUM – Eng. Carlos Silva e, o Vice- Presidente Câmara de Braga – Vítor Sousa e o Vice-reitor da UMinho – José Mendes.



Luís Rodrigues fez a abertura da conferência, sendo esta também o “pontapé de saída do evento, quando já falta menos de um ano para o seu início” refere.

O Presidente do C.O. do mundial referia ainda que “a organização deste campeonato é mais uma prova da forte aposta que é feita no desporto pela UMinho”. O Mundial Universitário de Futsal não pretende ser apenas um evento desportivo, mas as suas aspirações estão mais altas, pois este envolverá projectos de outras áreas, pondo em práticas alguma da investigação que vem sendo feita na UMinho. “O Campeonato abarcará projectos tecnológicos, da área Electrónica, Mecânica, bem como de responsabilidade social para além disso o evento estará integrado no evento Braga - Capital Europeia da Juventude” afirmou Luís Rodrigues.

A tónica foi dominante entre os intervenientes “Este vai ser o melhor Campeonato de sempre”. A confiança no sucesso do evento foi evidente, “estamos confiantes que vai ser um sucesso e contribuir para o desenvolvimento da modalidade” afirmou José Mendes. Tanto para o sucesso desportivo como para o sucesso académico, o Vice-reitor referiu os quatro elementos chave “trabalho, perseverança, disciplina e confiança”.

Esta organização quer deixar marcas para o futuro, segundo Carlos Silva, que mais uma vez destacou que este “será o melhor mundial universitário alguma vez organizado na história da FISU”, o responsável dos SASUM disse ainda que dos vários desafios colocados a este Campeonato um deles será “catapultar este evento para o GUINESS”. Para isso a organização tem alguns projectos, sobre os quais não quis ainda abrir muito o jogo. Referindo apenas que um dos projectos será o desenvolvimento da maior sapatilha do mundo, pretendendo com isso chamar a atenção, provocar curiosidade nas pessoas, “queremos que os participantes e todos os que conviverem com o evento nunca mais o esqueçam e, com isso potenciar o desenvolvimento da modalidade” referiu Luís Rodrigues.

Vítor Sousa destacou a visibilidade que este evento vai trazer à cidade de Braga e à UMinho, pois em ano europeu da juventude, Braga irá receber ainda mais jovens através deste evento, jovens não só da Europa, mas de todo o mundo “numa altura difícil que o país atravessa, este tipo de eventos é muito bom, não só economicamente, mas porque também dá a conhecer a nossa cidade” afirmou.




Jorge Brás, um homem que já fez parte do desporto universitário, reconheceu a importância deste evento não só para a UMinho, como também para todos os atletas e técnicos que participam, afirmando que “é no futsal universitário que muitos atletas ganham experiência para depois irem para outros patamares”.

O 13º Campeonato Mundial Universitário de Futsal é uma organização atribuída pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) à Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) em parceria com a Universidade do Minho (UMinho) e com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), a qual está a contar com cerca de 600 atletas de 20 países, pois como referiu Luis Rodrigues “no último campeonato de futsal estiveram cerca de 400 atletas de 15 países, nós esperamos atingir o superar estas marcas”.

Conteúdos: Gabinete de Comunicação SASUM

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?