9º CEU Voleibol de Praia: Juliana Rosas e Tânia Oliveira são Campeãs



A dupla da Associação de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa terminou a prova sem sofrer uma única derrota.

Depois de um percurso notável no Campeonato Nacional Universitário, com direito a medalha de ouro, o apuramento para o Europeu Universitário seria a consagração da dupla da Universidade Fernando Pessoa. Juliana Rosas e Tânia Oliveira sagram-se Campeãs Europeias Universitárias de Voleibol de Praia, no evento que teve lugar em território nacional, no Porto. Esta é a primeira medalha de ouro conquistada por uma dupla portuguesa na modalidade.

Juliana Rosas e Tânia Oliveira terminaram o Europeu Universitário sem uma única derrota, subindo ao mais alto degrau do pódio, após bater a dupla da Universidade de Katowice (Polónia) na final, por 2-1 (8-21; 22-20; 15-17).

Para chegar a esta final, as portuguesas venceram a meia-final à dupla checa da Universidade de Praga por 2-0. A outra meia-final, que ditou o apuramento da dupla polaca, pôs em confronto as novas vice-campeãs e a dupla da Universidade de Hamburgo (Alemanha). A vitória sorriu às polacas, por 2-1.






No masculino, a vitória foi da dupla da Universidade de Lodz (Polónia), por 2-1, Wojtasik/Lech venceram a dupla Makowski/Sobczak. É de salientar o facto de, para além das duas duplas finalistas serem polacas, são ambas da Universidade de Lodz. As duas duplas, na meia-final, deixaram pelo caminho os conjuntos da Universidade de Oslo (Noruega) e Universidade de Kiel (Alemanha) ao vencerem ambas pelo parcial 2-0.

O 3º lugar foi conquistado por duas duplas alemãs. Hindrichsen/Muller, no masculino, e Basan/Skorupka, no feminino, encerraram os pódios das duas competições e arrecadaram as medalhas de bronze.




Destaque reforçado para o facto de este ser o primeiro título conquistado por Portugal numa competição internacional universitária da modalidade. Contudo, não é a primeira vez que se sobe ao pódio. Em 2011, a dupla do Instituto Politécnico do Porto, Fabrício Barros e Januário Silva, alcançaram a medalha de Bronze no Europeu Universitário em Málaga, Espanha.

Entre as 43 duplas participantes, Portugal foi representado com 9 duplas, 5 femininas e 4 masculinas, em representação de 6 clubes diferentes. Para além do Ouro de Tânia Oliveira e Juliana Rosas (AEUFP), Joana Resende e Ana Monteiro (U.Porto) terminaram em 7º Lugar, seguidas das colegas de academia em 9º lugar, Sofia Lima / Marta Esteves e Joana Neto / Rosa Couto. Da Universidade de Lisboa, Ariane Oliveira e Sofia Costa concluíram em 13º lugar da tabela.

Já no masculino, Januário Silva / Fabrício Barros (IPP) terminaram em 5º Lugar, Hugo Lima e Filipe Brito (AAUM) em 7º, Sebastião Alves / Simão Teixeira (AEFADEUP) e Diogo Arriscado / Fernando Silva (U.Porto) fecharam a sua participação, ambos, em 13º lugar.




A 9ª edição do Campeonato Europeu Universitário de Voleibol de Praia decorreu de 23 a 28 de julho, no estádio do Edifício Transparente, no Porto. A organização ficou a cabo da Federação Académica do Porto, da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico do Porto, sob a égide da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA).

De recordar que a mesma organização prepara o 7º Campeonato do Mundo Universitário de Voleibol de Praia para o verão de 2014, desta feita, sob a égide da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU).
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?