Portugal preenche 3 lugares de pódio no Europeu de Futsal



O Campeonato Europeu Universitário de Futsal que decorreu em Tampere, na Finlândia, de 17 a 24 de Julho foi a maior e melhor participação portuguesa de todos os tempos. As equipas femininas da Universidade da Beira Interior e Universidade de Coimbra e a equipa masculina da Universidade do Minho viram o seu esforço recompensado nos lugares de pódio atingidos.

De Portugal voaram 4 equipas portuguesas para a Finlândia. Do lado dos rapazes, a Universidade do Minho, Campeã Nacional Universitária e Vice-campeã Europeia em 2010, e a Universidade de Coimbra, Vice-campeã Nacional estiveram em jogo com mais 22 equipas de todos os cantos da Europa.

Uma participação positiva para ambas até que, amargamente, se repetia a final do Campeonato Nacional Universitário. Minho e Coimbra encontraram-se nos oitavos-de-final. Novamente, valeu a vitória dos minhotos por 5-2 que assim seguiram o seu caminho até às meias-finais onde encontraram uma forte adversária, a Universidade de Málaga. Neste jogo, o Minho sofreu uma derrota esmagadora por 9-2 e viu o seu sonho esmorecido de tentar superar ou igualar o lugar atingido em 2010.




Na disputa pelo 3º lugar os adversários eram os ucranianos da Universidade Sumy State. Depois de uma partida de ritmo elevado e sempre muito disputada, a Universidade do Minho venceu por 3-1 conquistando a Medalha de Bronze. O jogador André Machado foi eleito pela organização do Europeu como o MVP da competição.

Já a Universidade de Coimbra jogou o 9º/10º lugar com a Universidade de Belgrado (Sérvia) com quem perdeu 5-1, fixando a sua classificação no 10º lugar.
Destaque ainda para a final do Campeonato que foi um autêntico duelo espanhol. A Universidade de Málaga ficou em 2º lugar depois de perder contra a Universidade de Valência por 4-2.

No feminino a expectativa de uma participação inesquecível foi atingida. Recorde-se que em 2010, a Universidade de Coimbra havia conquistado o título de Campeã da Europa.

Este ano e com a mesma vontade das rivais, a Universidade da Beira Interior almejava o mesmo feito. Contudo, viram o título escapar entre dedos na final contra a Universidade de Konin (Polónia).

Uma final muito equilibrada que resultava num empate a 1 golo. Nos 2 períodos de prolongamento, a mínima distracção era aproveitada pelas polacas que marcaram 2 golos. Com algum azar na boca da baliza e algumas bolas ao poste, a UBI não conseguiu reverter o resultado sagrando-se Vice-campeã Europeia Universitária. Cátia Morgado foi a Melhor Marcadora da competição feminina totalizando 8 golos.




Também no feminino, a final do nacional repetiu-se, desta vez nas meias-finais. A Universidade da Beira Interior repetiu o resultado por 6-2 contra Universidade de Coimbra. A Briosa jogou para o 3º lugar contra Universidade de Artois (França), à qual venceu por 4-2 e levou para a cidade dos estudantes a medalha de bronze.

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?