AAC sagra-se Campeã Europeia Universitária de Rugby 7s feminino



Depois de alcançado o 4º lugar na competição europeia em 2010, as tri-campeãs nacionais universitárias de rugby 7s viajaram até Lille, no norte de França, sem grandes esperanças na conquista do título. De 29 de Junho a 3 de Julho, a equipa feminina da AAC e as equipas masculinas da Universidade do Porto e da Universidade Nova de Lisboa participaram no Campeonato Europeu Universitário de Rugby 7s.

Devido a diversos impedimentos pessoais e profissionais, a equipa feminina da Associação Académica de Coimbra participou com apenas 8 atletas. Na corrida estavam ainda 9 equipas femininas oriundas da Alemanha, França, Grã-Bretanha.


Foto: EUSA/EUC Rugby 7s


Com toda a garra e após passar a fase de grupos, a equipa Coimbrã reconheceu as suas hipóteses na conquista do título. À chegada ao Aeroporto de Lisboa, Luís Almeida, destaca o seu orgulho de treinador, “é um grupo fantástico pela sua persistência, ao serem apenas 8 atletas quando jogam 7 em campo, é necessário muita dedicação e força de vontade”.

Como objectivos futuros o treinador fala em revalidar o título nacional na próxima época e viajar até Córdoba para tentar mais uma vez dignificar o nome da Académica de Coimbra. “O grupo foi fortalecido e regressou ainda mais forte”, conta.

Mara Silva, capitã de equipa, sentiu algo “inexplicável” e “único”. “Fomos com as expectativas muito baixas, no entanto algo de transcendente se passou e o impossível aconteceu devido à equipa que temos”, diz. A jogadora conquistou o bronze pela Selecção Nacional Universitária no Mundial Universitário em 2010, mas revela “esta vitória soube muito melhor por ser tão inesperado, tem um gosto totalmente diferente”.

Na edição de 2010 fazia-se história no masculino, com o 1º título colectivo conquistado por uma equipa portuguesa, num Campeonato Europeu Universitário, graças aos rapazes da Académica. Este ano foi a vez das raparigas demonstrarem que o Rugby feminino já é uma referência em Coimbra e um caso sério na modalidade.

Ainda neste Europeu, a Universidade do Porto e a Universidade Nova de Lisboa deram o seu melhor ao conseguirem o 4º e 5º lugar, respectivamente. No total participaram 8 equipas masculinas representando 5 países Europeus.
e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?