EUG 2018

Comité Executivo da EUSA reúne em Coimbra

Entre os dias 27 e 30, Coimbra recebeu o Comité Executivo da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), cidade que vai acolher, em 2018, o maior evento do Desporto Universitário Europeu, os Jogos Europeus Universitários (EUG). A passagem da EUSA por Portugal fica marcada pela apresentação do Progress Report dos EUG 2018 na reunião do Comité Executivo e pela atribuição dos Campeonatos Europeus Universitários 2017.
A acompanhar os representantes da EUSA, estiveram, da FADU, a Presidente, Filipa Godinho, a Vice-presidente, Vanda Guerra, e o Secretário-geral, Manuel Veloso, da Comissão Organizadora dos EUG 2018, o novo Secretário-geral, Mário Santos, e da Associação Académica de Coimbra, Daniel Nunes.

O evento começou oficialmente na sexta-feira, dia 28, com a receção da comitiva pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, à qual se seguiu o início da reunião de trabalho do Comité Executivo.



Mais tarde, a comitiva almoçou na Universidade de Coimbra, um momento marcado também pela troca de algumas lembranças, entre as quais da FADU à EUSA, seguindo-se uma visita cultural à Reitoria da Universidade de Coimbra e à Biblioteca joanina da instituição.

Durante a tarde, continuou a reunião de trabalho, com destaque para a apresentação do Progress Report relativo aos EUG 2018. Ricardo Morgado, responsável da Comissão de Candidatura, falou das ações feitas nos últimos meses, aproveitando para apresentar o novo Secretário-geral do evento, Mário Santos. Nesta apresentação estiveram também presentes representantes da Câmara Municipal de Coimbra, da Universidade de Coimbra e da Associação Académica de Coimbra.

À noite, teve lugar no Jardim da Manga, o jantar oficial de receção a todos os convidados, no qual marcaram presença representantes de diversas entidades, nomeadamente, o Presidente da EUSA, Adam Roczek, e o respetivo Comité Executivo, o Presidente da Comissão de Estudantes da EUSA, Bruno Barracosa, e os respetivos membros, o Chefe de Gabinete e o Assessor de Imprensa da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, Sérgio Castanheira e Rui Fonseca, respetivamente, a Presidente da FADU, Filipa Godinho, o Reitor da UC, João Gabriel Silva, o Presidente da AAC, Bruno Matias, e um representante do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.



No dia seguinte, foi dada continuidade à reunião de trabalho do Comité Executivo da EUSA, com enfâse nos recentes desenvolvimentos e atividades desde a reunião anterior e na apresentação dos relatórios de várias áreas de atuação: financeira, comissão técnica, comissão médica, comissão de estudantes e comunicação e media.

Foi também feito um balanço dos EUG 2014, que tiveram lugar, este verão, em Roterdão, na Holanda. Representantes do Comité Organizador apresentaram o relatório final da prova, comprovando o sucesso da prova.

Durante a reunião de dois dias, o Comité Executivo da EUSA aprovou também a criação da Comissão de Igualdade de Oportunidades, encabeçada por Aiton Canibe Sanchez, um organismo que terá como principal foco a inclusão, que inclui temas como a igualdade de género, estudantes com deficiência e disparidades no geral.

O Comité Executivo decidiu também, neste encontro, alterar a idade limite dos participantes em CEU e EUG, sendo que, a partir de 2015, estudantes entre os 17 e os 30 anos são elegíveis nos eventos desportivos da EUSA.

No que diz respeito aos CEU, foi confirmado o calendário para 2015, no qual se inclui o Europeu Universitário de Andebol com organização em Braga, pelas mãos da Universidade do Minho e da respetiva Associação Académica.

Destaque ainda para a atribuição dos CEU 2017, com Portugal a vencer a candidatura ao evento de Futebol 11. Com organização conjunta entre a Universidade do Porto e a Federação Académica do Porto, a vitória deixa para trás a Polónia e o Reino Unido.



A fechar a vinda a Portugal, a comitiva da EUSA teve também oportunidade para visitar algumas instalações desportivas que vão acolher os EUG 2018 e ainda explorar os encantos da cidade de Coimbra.

Fotos: EUSA Communications e UC | PIMC

EUSA Games 2018: Balanço positivo da visita da EUSA

Depois dos quatro dias de visita a Portugal, a Comissão de Candidatura para os EUSA Games 2018, faz um balanço positivo da visita técnica da Comitiva da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA)
Durante a passagem pelo nosso país, o Presidente da EUSA, Adam Roczek, os Membros Executivos, Ivana Ertlova e Aitor Sanchez, e a Comissão de Inspeção Técnica tiveram a oportunidade de conhecer a cidade de Coimbra, as suas infraestruturas desportivas e as entidades que suportam a Candidatura, entre as quais, a Câmara Municipal de Coimbra e a Universidade de Coimbra.

A acompanhar a comitiva, ao longo dos quatro dias, estiveram a Presidente da FADU, Filipa Godinho, a Vice-Presidente, Vanda Guerra, e o Presidente da Comissão de Candidatura, Ricardo Morgado.



A Comissão de Candidatura acredita que Coimbra está preparada para cumprir todos os requisitos para receber os Jogos Europeus Universitários de 2018.

Ainda assim, algumas infraestruturas, nomeadamente o Estádio Universitário de Coimbra, necessitam de intervenções urgentes até 2018. Nesse sentido, as entidades locais, regionais e nacionais garantiram que tais intervenções vão acontecer e relembraram que os EUSA Games 2018 serão o estímulo essencial para a efetivação das obras de requalificação.



Já na parte política, o sucesso foi evidente. Os representantes da EUSA tiveram a oportunidade de reunir não só com os Comités Olímpico e Paralímpico e com os Presidentes das Câmaras da Figueira da Foz e de Montemor-o-Velho, que se associaram também ao evento, como também foram recebidos pelo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho. Na mesma receção estiveram também o Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, e o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.

O Comité de Candidatura está plenamente confiante na conquista da organização dos EUG 2018, porque acredita que “Coimbra é um local único no mundo para a realização de eventos universitários”.

No dia 5 de abril, na 15ª Assembleia Geral da EUSA, os 13 membros do Comité Executivo vão tomar a decisão final da cidade que irá organizar os EUSA Games 2018.

EUSA Games 2018: Em contagem decrescente

No próximo sábado, dia 5, às 20h portuguesas, será conhecida a cidade que vai organizar os EUSA Games 2018, na Assembleia Geral da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA).
Coimbra está na corrida, a par com Tampere, Finlândia, e ambas vão apresentar os projetos e motivações que as levam a concorrer à organização deste grande evento.

As duas cidades vão expor as respetivas candidaturas às delegações de desporto universitário dos vários membros europeus durante a tarde o dia 5, em Denizli, na Turquia.

A decisão vai ser tomada pelos 13 membros da Comissão Executiva da EUSA e conhecida nessa mesma noite, no jantar de gala.

A Comissão de Candidatura, encabeçada pela Presidente da FADU, Filipa Godinho, e pelo Presidente da AAC, Ricardo Morgado, integra também o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Emídio Guerreiro, o Reitor da UC, João Gabriel Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e a Vereadora para a Cultura, Carina Gomes.

Portugal está a torcer para que seja atribuída a Coimbra a organização do maior evento do Desporto Universitário, a nível Europeu.

EUSA Games 2018: Primeiro-ministro recebe Presidente da EUSA

O Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, recebeu ontem, na sua Residência Oficial, o Presidente da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), Adam Roczek.
Na receção estiveram também presentes os membros executivos da EUSA, Ivana Ertlova e Aitor Sanchez, o Ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, o Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, Presidente da CMCoimbra, Manuel Machado, o Vereador do Desporto da CMCoimbra, Carlos Cidade, a Presidente da FADU, Filipa Godinho e o Presidente do Comité de Candidatura, Ricardo Morgado.

A Comissão Técnica da EUSA está em Portugal no âmbito da visita de inspeção às instalações desportivas que pretendem receber os Jogos Europeus Universitários de 2018 (EUSA Games).



Durante a receção, o Primeiro-ministro mostrou “total confiança na Candidatura” de Coimbra e garantiu, também, “um forte suporte governamental” à realização destes Jogos Europeus de 2018. “Não é possível falar em Coimbra, sem falar em estudantes e, por isso, este é um local idealmente escolhido para receber um evento destes”, afirmou Pedro Passos Coelho.

Na visita, o Presidente da EUSA, Adam Roczek, referiu que “um evento destes não se limita apenas à competição, mas traz com ele um conjunto de mais-valias, que são possíveis de alcançar em Coimbra”. “O grande envolvimento dos estudantes é, também, um ponto importante nesta Candidatura”, concluiu o responsável máximo da Associação Europeia.

Já João Gabriel Silva, Reitor da UC, e Manuel Machado, Presidente da CM Coimbra, demonstraram as mais-valias de ambas as partes que poderão “proporcionar as melhores condições para o evento”. Os representantes das duas instituições asseguraram também que o sucesso da competição “só será possível através da sinergia entre a Associação Académica de Coimbra, a UC e a CM Coimbra”.

A decisão final será conhecida na Assembleia Geral da EUSA, em abril, na qual Coimbra vai apresentar oficialmente a sua candidatura, a par com a adversária Tampere, Finlândia.




Fotografias: Walter Branco
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?